quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Morte

A morte parece menos terrível quando se está cansado.  [Simone de Beauvoir]





Estes dias tenho perdido pessoas que conhecia, para a morte. nada anormal, uma vez que  sabemos que o fim é sempre este. Mas confesso que fiquei muito pensativa e hoje, quando soube que a Jandira (carinhosamente chamada de Vó por todos que a conheciam) foi tirada abruptamente de sua vida, aumentou uns pensamentos que estava cultivando há alguns dias.

Mas vamos por partes, como diria Jack, O Estripador (isso é que é humor negro! Sorry). A definição de Morte no Moderno Dicionario Michaelis é: 
morte     
mor.te   
sf (lat morte)     
1. Ato ou fato de morrer. 
2. Fim da vida animal ou vegetal; termo da existência.

Estranho, não? Fica uma definição fria... Mas é assim que é, não??

Pra mim, se configurava como uma das etapas do ciclo da natureza. Meu contato 'real' se deu quando meu pai faleceu, poucos meses após a 'morte' de meu casamento. Foi terrível. Sufocante. Nunca tinha saindo um caixão de minha casa. Nesse período começei a leva-la a sério. A família se mobilizou pra comprar seu espaço no cemitério e fiz um plano funerário. Meio mórbido, sei disso, mas prático também. 
Pouco tempo depois, vem a óbito o Thiaguinho, filho de uma grande amiga, a Ana Lúcia. Nossa, o mundo desabou de novo. O guri tinha 18 anos, lindo, alegre, querido. Fiquei mais dura, passando pela morte de outras figuras de minha vida. Nesses ultimos 15 dias foram 03 mortes de pessoas ligadas a mim, por alguma coisa, uma colega de faculdade, de profissão, que faleceu covardemente queimada pelo marido. Um professor da UNEAL, com um ataque de coração fulminante, domingo ultimo e a Jandira hoje, que nao resistiu a cirurgia após atropelamento por moto.

Desde esses contatos venho me preocupando com sua posição na minha vida, e esses ultimos dias, essa preocupaçao ficou mais intensa. Trabalho muito fora, viajando de carro, na maioria das vezes, a noite. Tudo pode acontecer. Falei com Amanda, sobre ela cuidar dos irmaos em caso de algo acontecer comigo, ela não quis ouvir. Dou razão. Também achei meio Mórbido. Mas vou postar depois algumas coisinhas, providencias, pedidos pra o caso de algo acontecer. Se ninguem quer escultar, ao menos pode ser lido.
Por hoje vou finalizando... Triste. Com um nó na garganta...

Aqueles que passam por nós, não vão só, não nos deixam só. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. [Antoine de Saint-Exupery]


Nenhum comentário:

Postar um comentário